Social

A área social foi sempre uma prioridade para Ivair Nogueira. Na Prefeitura, como deputado ou como secretário de Estado de Esportes, atuou de forma decisiva pela assistência e qualidade de vida.

 

  • Centro Infantil “Emilio Mafia Gomes”·       

Creche emilio Mafia

Foi com Ivair Nogueira que Betim começou a enxergar o melhor caminho para atendimento à demanda por creches. Ivair construiu o primeiro Centro de Educação Infantil do Município. Um projeto inovador que se tornou, em 1992,  o embrião do ensino infantil na cidade. "LEI N° 2136 DE 8 DE OUTUBRO DE 1991"

 

Construção da Sede da APROMIV (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice) "Av. Edméia Matos Lazaroti"

  • O local é, ainda hoje, uma das referências de programas sociais da cidade, principalmente em projeto para a Melhor Idade. 

 

Projeto CURUMIM do Teresópolis, em parceria com o Governo Estadual.O Curumim foi construído e equipado para oferecer aos adolescentes, fora do horário escolar, atividades esportivas, de iniciação à informática e de preservação ambiental, mantendo os jovens longe dos riscos sociais. Foi o primeiro passo para a Educação Integral em Betim, ainda em 1992.

Inaug. Proj Curumim

 

APAE

  • Foi no governo de Ivair Nogueira, em 1992, que a APAE recebeu apoio da Prefeitura para sua regularização para desfrutar de benefícios estaduais e federais. Outros benefícios conseguidos com o trabalho do Ivair: aquisição de um veículo, material e equipamentos didáticos, cadeiras especiais, mesa e banco; data-show para auditório. 

 

  • Ivair Nogueira construiu o primeiro Asilo público de Betim, no Teresópolis, que recebeu o nome de  “Antônio Pereira Gonçalves”.  LEI Nº 2237 DE 14 DE SETEMBRO DE 1992

Asilo público de Betim

 

  • A Creche Lar dos Inocentes foi construída pela Prefeitura, durante governo de Ivair Nogueira, servindo como modelo para a construção de novas unidades. Declara de utilidade pública municipal - Lei nº 2231 De 14 de Setembro de 1992

Inauguração Creche Lar dos Inocentes

  • Como deputado, doou ambulâncias para entidades de Betim e para a saúde municipal.
  • O trabalho do Ivair Nogueira como deputado resultou em liberação de 8 kits para criação de telecentros comunitários, dando oportunidade de acesso à internet para moradores de diversas regiões da cidade: 

- Associação de Reintegração da Criança e do Adolescente (Unidade Imbiruçu)

- Creche “Abrindo Espaço para a Comunidade” (Icaivera)

- Associação Popular do bairro São João

- Associação de Reintegração da Criança e do Adolescente (Unidade Centro)

- Cooperativa dos Refrataristas

- Associação Comunitária do Boa Vista

- Associação dos Aposentados e Pensionistas de Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas e Esmeraldas

- Sede Associação dos Aposentados e Pensionistas de Betim e Igarapé (LEI Nº 2272 DE 22 DE DEZEMBRO DE 1992)

- Associação Comunitária bairro Universal


INÍCIO DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DA OCUPAÇÃO URBANA

  • No governo de Ivair Nogueira, foram cadastradas todas as famílias sem moradia, quando começaram a ser atendidas conforme nível de carência (sócio-econômico) e emergência.Todo o processo de benefício às famílias foi de forma transparentes, com acompanhamento do Ministério Público. Isso resultou na criação dos bairros Capelinha, com a doação de mais de 1.000 lotes, além de famílias ganharem o direito à moradia na Granja Verde e Vila das Flores. "lei nº 2225, de 17 de agosto de 1992, autoriza a doação de lotes pertencentes ao pa­trimônio público municipal a pessoas de baixa renda."
  • Autoriza a doação de lotes pertencentes ao patrimônio público municipal a pessoas de baixa renda. 

 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

CASA PRÓPRIA

O Programa de apoio e conquista da casa própria, no governo do Ivair Nogueira, contando com o acompanhamento do Ministério Público pode ser considerado o primeiro passo para o início da solução para o problema de milhares de sem-casa no município

  • Além da doação de lotes, como os do Capelinha (1000 lotes) e Vila das Flores (300 lotes), no governo do Ivair surgiu, também, o bairro Taquaril e houve medidas por melhorias e regularização do Alterosa Segunda seção (mutirão).
  • Construção de moradias no bairro São João.
  • Viabilizou a aquisição de apartamentos a custos subsidiados, como no Granja Verde.
  • Repasse de lotes ao Salão do Encontro, para construção de casas para funcionários de baixa renda.


Cidadania e fortalecimento das entidades

Para ser forte, uma cidade precisa contar com entidades atuantes e bem estruturadas. Por isso, foram repassados terrenos para as seguintes obras:

·Sede do Sindicato dos Rodoviários de Betim

·Clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas

·Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim (CDL-Betim), LEI Nº 2252 DE 20 DE NOVEMBRO DE 1992

·Sede da Associação dos Servidores Municipais de Betim (ASMUBE), LEI Nº 2270 DE 22 DE DEZEMBRO DE 1992

·Sede da Associação dos Taxistas

·Sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Betim (ACIABE)

.Sede Rotary Clube de Betim, LEI Nº 2277 DE 22 DE DEZEMBRO DE 1992

.Sede OAB-Sub-seção Betim, LEI Nº 2251 DE 20 DE NOVEMBRO DE 1992    


A implantação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que estava embaraçada há anos, foi viabilizada e o CMDDCA foi constituído no governo de Ivair Nogueira, em 1992, quando também deu-se início aos trabalhos e discussões para implantação dos Conselhos Tutelares.

A verdade sobre o caso Andrade Gutierrez em Betim.

Ivair Nogueira mostra documentos oficiais sobre o caso da dívida em que a justiça condenou o município com base na ata de recebimento das obras, de 1982.

botao laranja saiba mais 300x106 300x106