Ivair Nogueira defende Vázea das Flores em audiência pública na ALMG

O local de instalação do centro de compostagem de lixo de Betim foi tema de audiência pública requerida pelo deputado estadual Ivair Nogueira, dia 12 de abril, na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo foi esclarecer para os moradores de Betim todas as dúvidas, pois existe a possibilidade da instalação do centro nas proximidades da Área de Preservação Ambiental (APA) de Vargem das Flores. 

O deputado reforçar ser favorável a instalação do centro, desde que seja em um local adequado e não onde a prefeitura sugere, dada a importância do manancial de Vargem das Flores para o abastecimento da RMBH. “Antes de definir e publicar o decreto, a prefeitura deveria ter debatido a questão com a população e lideranças do movimento ambiental. Esse decreto deveria ser revogado”, comentou.

Ainda segundo Ivair, o temor da população e dos ambientalistas é contaminação da represa devido à proximidade do local, e Serra Negra e Vargem das Flores são os dois únicos locais ainda um pouco preservados em Betim.

“Vamos acompanhar de perto o andamento e, para isso, aprovamos requerimentos solicitando providências para realização de uma audiência da Câmara Municipal de Betim e para que a Copasa faça estudos sobre a instalação do centro de compostagem.Estamos atentos a toda a movimentação na Área de Preservação Ambiental de Vargem das Flores. Agradeço a todos que participaram e enriqueceram o debate. Vamos cuidar do que é nosso, deste belo patrimônio dos betinenses”, finalizou.

Varzea1

Varzea 2Varzea3