Infraestrutura e Saneamento

Engenheiro civil, Ivair Nogueira foi sempre um construtor. Como prefeito, foram 100 km de asfaltamento em apenas 23 meses. E o início da extensão de energia elétrica, redes de água e esgoto até à periferia da cidade: 24,85 km de esgoto sanitário.e5,3 km de drenagem pluvial. E, como deputado, uma incansável luta e resultados enormes para a melhoria da qualidade de vida.

Construção da Av. Marco Túlio Isaac, da altura do viaduto Jacintão a região do Alterosas, propiciando  1ª ligação do centro com bairros daquela região.

Idealização e inicio da construção do Parque de Exposições David Gonçalves Lara

Construção da Trincheira sobre a BR-381, favorecendo o retorno no bairro Nova Baden

Construção da sede da Prefeitura, na Rua Professor Osvaldo Franco.

Foi a primeira centralização dos órgãos municipais, visando economia com corte de aluguéis. O prédio, quase 20 anos depois, foi repassado ao Poder Judiciário, para abrigar o Fórum da cidade em condições mais adequadas.

- Inicio do processo de organização da ocupação urbana, beneficiando com moradias famílias cadastradas por critérios sócio-econômicos, com acompanhamento do Ministério Público. Isso resultou na criação dos bairros Capelinha, Granja Verde e Vila das Flores, além do surgimento do bairro Taquaril.

- Asfaltamento das principais ruas e avenidas da Colônia Santa Isabel, que ganharam rede de esgoto.

A Prefeitura assumiu a responsabilidade sobre a infraestrutura da Colônia, até então com o governo estadual. Com a pavimentação, o deslocamento dos portadores de hanseníase tiveram melhores condições de circular pelas ruas antes cobertas por calçamento pontiagudo.

Obras de asfaltamento e de abastecimento de água em Citrolândia, São Salvador e Várzea.

84.000 m² de pavimentação noImbiruçu, São Caetano, Alvorada, Universal e Novo Amazonas.

Multirão Alterosas, Kit Reboca e WC.ç

 1.100 metros de drenagem pluvialno Laranjeiras, Alvorada, Vila Universal e Novo Amazonas

84.000 m² de pavimentação asfálticano Laranjeiras, São Cristóvão, Jardim Perla criando um grande corredor. Pavimentação do corredor Laranjeiras / São Cristóvão / Perla / São Caetano / Av. Tapajós.

Construção da Avenida Tapajós, que liga a Marco Túlio, BR-381 e Via Expressa com Laranjeiras e São Caetano.

13 Kmde rede de esgoto em todo o bairro Laranjeiras, onde também construiu a Praça da Bandeira.

77.000 m² de pavimentação asfáltica no PTB, Guanabara, Paulo Camilo III, Vila Kennedy, Nova Baden.

Mais de 1.000 metros de extensão de rede pluvial no PTB, Guanabara, Paulo Camilo III e Nova Baden.

5.000 metros de rede de esgoto no Guanabara.

 56.000 m² de asfaltamento nos bairros São João, Riviera, Jardim Casa Branca e Monte Líbano criando corredores para o bairro São João, interligando ao Petrópolis e outro ligando a BR 381 (antiga Poliplaster).

200 metros de drenagem pluvial nos bairros São João, Riviera e Monte Líbano.

52.500 m² de asfalto no Santa Inês, Santa Fé, Novo Horizonte e Sagrado Coração de Jesus, que também recebeu 100 metros de drenagem pluvial.

9.100 metros de rede de esgoto para o Santa Inês e Romero Gil Eliminando esgoto ligando o conjunto Romero Gil ao Rio Betim.

A 1ª grande reforma do Horto Municipal;

Urbanização completa da Vila Santa Inês.

- Construção da Rua Pernambuco, que liga o Bom Retiro, N.S. das Graças, Taquaril e Romero Gil à Avenida EdméiaLazzarotti e aos bairros Bueno Franco e Espírito Santo.

21.000 m² de pavimentação asfáltica, dando início à urbanização do Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio.

1.200 metros de drenagem pluvial no Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio.

Mais de 28.000m² de pavimentação asfáltica no Cachoeira, Vianópolis e Marimbá.

2.800 metros de rede de esgoto e 220 metros de drenagem pluvialno Cachoeira.

Alça viária do entorno de Betim

Como parlamentar, Ivair liderou, com a Prefeitura, empresários e entidades de Betim para cobrar da iniciativa privada obra que era de contrapartida da privatização do trecho betinense da Fernão Dias.

Construção do viaduto interligando o Jardim Petrópolis, São João e Av. Bandeirantes, facilitando acesso ao Centro da cidade.

Obra da iniciativa privada que só saiu do papel porque o deputado mobilizou Prefeitura, entidades e lideranças comunitárias para exigir o que era direito da população e dever da concessionária da Fernão Dias.

Iluminação da Rodovia Fernão Dias entre Betim e São Joaquim de Bicas

Recapeamento, alargamento e implantação do acostamento no trecho da MG-050, entre Betim e Juatuba.

Obra do governo estadual executada após intensa cobrança do deputado.

Duplicação do Viaduto da Petrobras, construção de 7 passarelas, 19 segmentos de ruas laterais e melhorias de acesso à Fernão Dias.

Obras e intervenções só saíram do papel depois de audiência pública que deputado organizou na Assembleia para cobrar providências das autoridades.

Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

Na condição de deputado, intermediou junto ao governo estadual e Prefeitura todos os procedimentos para execução das obras pela Copasa.

Iluminação da Trincheira da Cidade Verde, sob a Fernão Dias.

Depois de inaugurada a Alça Viária, Ivair iniciou reuniões com as comunidades do entorno, que se sentiram isoladas com a falta de acesso à via de contorno.

Citrolandia, Colonia, contrução de poço artesiano na Casa Amarela com a vazão de 33 mil litros por hora, conseguiu suprir as necessidades mais urgentes do Citrolândia, Colônia e adjacentes até que como deputado conseguiu a interligação no sistema Rio Manso da Copasa atendendo e suprindo todas as necessidades de água da Região.

Os poços artesianos constrídos em Marimbá e Santo Afonso para atender as necessidades na época e depois como deputado em parceria com a prefeitura e governo do estado conseguiram dotar toda a região com água da Copasa.